Sexta-feira, 20 Fevereiro, 2026
Início » Guterres apela à solidariedade e ao fim das divisões no Ramadão

Guterres apela à solidariedade e ao fim das divisões no Ramadão

Por Jornal Notícias
912 Visualizações

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, descreve o início, hoje, do mês do Ramadão, um período sagrado para os muçulmanos e um tempo de reflexão e oração pela superação de divisões e reforço da ajuda humanitária a milhões de pessoas que continuam a sofrer com conflitos, fome e deslocamento em várias regiões do mundo.
Na mensagem para os muçulmanos de todo o mundo, o chefe da ONU associou também o período a uma “nobre visão de esperança e paz” e defendeu que a mensagem do Ramadão deve servir como guia num contexto internacional marcado por dificuldades e divisões.
Guterres referiu que, apesar do simbolismo de paz associado ao Ramadão, “para muitos, esta visão permanece distante”, ressaltando que comunidades inteiras enfrentam realidades de violência e crise humanitária.
O secretário-geral enumerou exemplos, afirmando que “do Afeganistão ao Iémen, de Gaza ao Sudão e noutros locais, pessoas sofrem os horrores do conflito, da fome, do deslocamento, da discriminação e muito mais”.
O secretário-geral colocou o foco em múltiplas emergências que afectam populações civis.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar