O Conselho Nacional de Defesa e Segurança (CNDS) insta as Forças de Defesa e Segurança (FDS) a combaterem a criminalidade com maior veemência, com vista a devolverem a segurança e tranquilidade públicas, perante “o recrudescimento da desordem pública nalgumas cidades do país”.
O posicionamento foi apresentado ontem na III Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Defesa e Segurança, que teve lugar no Gabinete da Presidência, acto dirigido pelo Chefe do Estado, Daniel Chapo, na sua qualidade de Comandante-Chefe das FDS.
Segundo um comunicado a que o “Notícias Online” teve acesso, durante a sessão, o órgão analisou a situação de segurança no Teatro Operacional Norte e congratulou as Forças de Defesa e Segurança pelo trabalho combativo, que resultou na progressiva melhoria de segurança das populações, que se consubstancia na expulsão dos terroristas da província de Nampula, bem como na limitação das suas intervenções criminais na província de Cabo Delgado.
Para o efeito, “medidas enérgicas devem ser levadas a cabo, tais como o reforço do patrulhamento e a alocação das forças na proporção dos desafios que o país enfrenta”.
633


