Sexta-feira, 20 Fevereiro, 2026
Início » Interpol detém 651 pessoas em 16 países africanos por crimes informáticos

Interpol detém 651 pessoas em 16 países africanos por crimes informáticos

Por Jornal Notícias
696 Visualizações

As forças policiais de 16 países africanos detiveram 651 pessoas e desmantelaram redes de cibercrime que extorquiram um total de 38 milhões de euros a centenas de vítimas, anunciou hoje a Interpol.
As detenções e apreensões, realizadas sob orientação do Comando Africano contra o Cibercrime (AFJOC), da Interpol, ocorreram em 16 países: Angola, Benim, Camarões, Costa do Marfim, Chade, Gabão, Gâmbia, Gana, Quénia, Namíbia, Nigéria, Ruanda, Senegal, Uganda, Zâmbia e Zimbabwe.
Os esquemas criminosos funcionavam através de “promessas enganosas de grandes lucros”, fraudes via telemóvel e investimentos falsos em criptomoedas.
Segundo a Interpol, citada pela Lusa, as burlas foram facilitadas através do roubo de dados pessoais na internet ou em aplicações móveis falsas.
A Interpol coordenou e apoiou a operação “Cartão Vermelho 2.0”, em 16 países africanos e que se prolongou entre os dias 08 de Dezembro de 2025 e 30 de Janeiro de 2026.
A operação resultou na detenção de 651 pessoas e na apreensão de mais de 4,3 milhões de dólares, mas o prejuízo total estimado ultrapassa os 45 milhões de dólares.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar