19.2 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

MANICA REDUZ INFECÇÕES POR HIV

+ Recentes

Troço Montepuez-Mueda int...

Brigadista assassinado na...

Ponte de Baltimore colaps...

Prevalece chuva forte e t...

São dados tornados públicos esta quarta-feira, pela Governadora de Manica nas celebrações do dia Mundial da Luta Contra o SIDA. No ano passado foram registados 58 mortes por SIDA contra 55 deste ano. Francisca Tomás apontou ainda a redução da transmissão vertical de mães seropositivas para os filhos de 4 para 2.2 por cento.

A dirigente quer que as diversas entidades públicas e privadas juntem-se aos esforços do governo moçambicano, na mitigação de casos por HIV. Outrossim, chama atenção para que as pessoas vivendo com HIV adiram ao tratamento antirretroviral fornecido gratuitamente pelo Governo.

A Governadora de Manica diz estar preocupada com o nível de seroprevalência actualmente situada em 13,5 por cento dos mais de dois milhões de habitantes desta província. Por sua vez, a secretária Executiva do Conselho Provincial de Combate ao SIDA, Admira Chitsumba, afirma estar a trabalhar com diversos actores da sociedade e com grupos-alvo na disseminação de mensagens para evitar novas infecções e mortes pela doença. Os corredores da Beira, Tete e as EN1, EN260 continuam sendo locais onde são centradas as mensagens de sensibilização.

- Publicidade-spot_img

Destaques