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Quinta-feira, 28 - Março, 2024

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Inspecção-Geral mais próxima do cidadão

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A INSPECÇÃO-GERALda Administração Pública lança hoje, em Maputo, a plataforma “Fala Cidadão”, um serviço de atendimento constituído por uma linha gratuita de chamadas extensiva a todo o território nacional.

A plataforma, de acordo com o Inspector-Geral da Administração Pública, Augusto Mangove, visa permitir que oscidadãos,em geral,e entidades públicasou privadaspossam apresentar queixas, denúncias, reclamações e sugestões através de chamadas telefónicas bem como receber respostas de forma célere.

Falando em entrevista ao “Notícias”,inserida na página dois da presente edição, Mangove disse que a plataforma vai permitir reduzir as deslocações dos cidadãos aos serviços públicos, com o intuito de apresentar queixas, denúncias e/ou reclamações.

Afirmou tratar-se de uma medida que vai contribuir para evitar contactos físicos desnecessários, tendo em conta as medidas de prevenção da Covid-19 e potenciar o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na Administração Pública.

Com o número 800 400 404, a plataforma “Fala Cidadão” vai funcionar todos os dias úteis das 7.30 às 15.00horas, possibilitando a apresentação de queixas, denúncias, reclamaçõesou sugestões, que deverão ser registadas e encaminhadasao sector responsável para o devido tratamento.

“O cidadão deverá recebera resposta num prazo de 24 horas, após a apresentação da denúncia, queixa ou reclamação pela mesma via”, disse Augusto Mangove, acrescentandoque na mesma cerimónia seráapresentado o logótipo da Inspecção-Geral da Administração Pública (IGAP).

Mangove afirmou que desta forma a IGAP está a criar mais um mecanismo para contribuir para a melhoria da prestação dos serviços públicos aos cidadãos.

Disse acreditar que esta será igualmente uma forma de contribuir para os servidores públicos pautarem por princípios de transparência, ética, integridade, deontologia profissional e competência no exercício das suas funções.

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