25.1 C
Maputo
Terça-feira, 26 - Março, 2024

XAI-XAI: Uma urbe com meio século… e alguns milénios

+ Recentes

PRM homenageia agentes mo...

Quatro centros de saúde e...

Reforçado apoio para manu...

XAI-XAI é uma cidade com quase todos os serviços essenciais “abraçados”.

Uma urbe bela e encantada, cujos 75.709 quilómetros quadrados – e 1.446.654 habitantes, segundo o censo de 2017 do Instituto Nacional de Estatística (INE) – em quase nada se pode confundir com a sua verdadeira “idade”.

Capital da província de Gaza e localizado a mais de 200 quilómetros da cidade de Maputo, Xai-Xai é um território que, historicamente, merece todo o cuidado de pesquisadores e artistas de múltiplas disciplinas. A sua beleza e cultura escondem “mistérios” que podem ajudar a compreender o passado e presente do país bem como a perspectivar o futuro desta região costeira.

Portanto, não é por acaso que o Instituto de Investigação Sociocultural (ARPAC) – Delegação de Gaza, tem coordenado uma série de pesquisas que visam dar a conhecer diversas narrativas ligadas à capital desta província e, fruto destas investigações, publicou recentemente o livro de ensaios “Cidade de Xai-Xai: 60 Anos de Uma Comunidade em Metamorfose”, coordenado pelos pesquisadores Abel Mazuze (delegado), Arsénia Matsinhe e Xadreque Mate.

A obra apresenta-se uma espécie de “enciclopédia” e abre um grande espaço para melhor compreender as dinâmicas históricas e socioculturais desta capital provincial, até porque, diferente do que se sugere no título, a obra, de 287 páginas, quase faz uma radiografia geral de Xai-Xai.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques