25 C
Maputo
Sexta-feira, 20 - Maio, 2022

Tábuas revelam localização de onze cidades perdidas

+ Recentes

UM grupo de arqueólogos das universidades norte-americanas de Stanford e Harvard conseguiu identificar 11 cidades perdidas, através de tábuas de argila datadas de quatro mil anos e criadas por mercadores do império assírio.

As tábuas com 12 mil textos foram encontradas numa escavação do sítio arqueológico de Kültepe, na cidade de Kanesh, na Turquia, e detalham os entrepostos comerciais localizados no reino da Assíria, no Oriente Médio.

A informação deixou os arqueólogos completamente espantados, pois perceberam que havia mais centros urbanos nomeados do que os já registados até então. É que após uma tradução meticulosa desses antigos textos de argila foram descobertas cerca de onze cidades antigas perdidas no tempo, nomeadamente Durhumit, Hahhum, Kuburnat, Mamma, Ninassa, Purushaddum, Sinahuttum, Suppiluliya, Tuhpiya, Washaniya e Zal.

As tábuas apresentam informações numa escrita cuneiforme antiga e, de acordo com a história, foram escritas por antigos sumérios. Além disso, há certos documentos como transações comerciais, contas, selos, contratos e certidões de casamento.

Com esses novos dados, possivelmente uma mudança será dada a tudo o que se sabe sobre o antigo império assírio. Os registos apontaram distâncias entre as cidades da Mesopotâmia já descobertas.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques