20 C
Maputo
Quinta-feira, 28 - Março, 2024

Abastecimento de água: Torre da Munhava está em reabilitação

+ Recentes

Alerto Bia aborda vida e ...

Nyusi diz que Manuel Tomé...

Mensagens enaltecem verti...

INATRO espera fiscalizar ...

O reservatório elevado de água da Munhava, na cidade da Beira, está a beneficiar de obras de reabilitação que deverão estar concluídas até Junho, um processo que acontece 46 anos depois da sua construção.

Segundo a directora do Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG) – Área Operacional da Beira, Cremilda Sitole, espera-se que a conclusão da empreitada permita o fornecimento do recurso a partir de Setembro a aproximadamente 3500 consumidores que neste momento estão privados por incapacidade do sistema.

A nova torre vai, igualmente, melhorar o abastecimento de água a um universo de três mil tradicionais utentes além de criar condições para a existência de 1500 novas ligações domiciliares.

O projecto faz parte de um processo de recuperação de perdas e está orçado em 6,5 milhões de euros.

A estação do FIPAG na Munhava conta com nove reservatórios escavados de mil litros cada, que beneficiaram de uma reabilitação completa no ano passado.

Enquanto isso, segundo a nossa fonte, está em curso a substituição da tubagem de fibrocimento para plástico através de um programa denominado Wasis-I estimado em 26 milhões de dólares norte-americanos desembolsados pelo Banco Mundial.

Com a meta de cobrir uma extensão de 120 quilómetros, já foram instalados 108 quilómetros nos bairros de Macuti, Palmeiras, Ponta-Gêa, Matacuane, Esturro, Munhava e Manga.

Por outro lado, Cremilda Sitole anunciou que, ainda no âmbito da implementação do projecto Wasis-II, já iniciaram os trabalhos de consultoria para a construção do centro distribuidor e da torre de Estoril.

A empreitada visa cobrir os moradores dos bairros do Estoril, Macuti, Macurungo, Manganhe, Aeroporto, Régulo Luís, entre outros, que enfrentam sérios problemas de falta de água potável.

- Publicidade-spot_img

Destaques