Exposições assinalam Dia da Ciência

0

EXPOSIÇÕES e demonstrações de algumas inovações feitas por estudantes de diferentes instituições de ensino marcaram quarta-feira última, na cidade da Beira, a passagem do Dia Mundial da Ciência, pela Paz e pelo Desenvolvimento.

Presente no evento, a secretária de Estado em Sofala, Stella Zeca, recordou que a capital provincial Sofala é uma urbe com muita ciência e academia, recomendando, por conseguinte, a necessidade de se capitalizar esse facto para a promoção do desenvolvimento.

Segundo a governante, as inovações, exposições e demonstrações apresentadas por diferentes instituições de ensino e pessoas singulares trazem algum ganho em prol da resolução dos desafios impostos à sociedade.

“Pudemos ver aqui estudantes com inovações como o aproveitamento dos resíduos sólidos para produzir carvão ou gás ou reciclagem de alguns materiais com vista a reter as raparigas nas escolas. Todas estas inovações trazem ganhos económicos para as comunidades”, argumentou.

Stella Zeca recordou que a inovação, a ciência e a tecnologia não são assuntos apenas das instituições formais, pois existem pessoas singulares que não tiveram acesso à formação avançada mas, nas suas comunidades, aplicam a ciência para o desenvolvimento.

Por conseguinte, recomendou que tais iniciativas sejam estimuladas através da criação de mecanismos que possam promover as linhas de financiamento existentes. A propósito, recordou que há fundos disponíveis.

+ posts

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.