21.4 C
Maputo
Quinta-feira, 18 - Agosto, 2022

INAM apela comunidades a acatarem avisos prévios

+ Recentes

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) em Sofala apela às comunidades na cidade da Beira e arredores a acatarem as mensagens e os avisos prévios emitidos pelo Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) sobre a ocorrência de eventos climatéricos extremos de forma a evitarem danos humanos e em infra-estruturas.

De acordo com o delegado da instituição nesta região do país, Achado Paiva, em entrevista ao “Notícias”, as pessoas devem acompanhar com frequência os boletins meteorológicos pelo menos até ao mês de Março como forma de estarem informadas sobre as chuvas ou ciclones que podem afectar aquela região do país.  

Achado Paiva acrescentou que com as mudanças climáticas não é seguro as pessoas estarem ao longo das valas de drenagem e rios porque, além das chuvas que ainda vão cair, podemos receber águas provenientes de outras regiões.

Lembrou que na cidade da Beira há sérios problemas de escoamento da água pluvial e facilmente ocorrem inundações. Por isso, todos devem seguir as medidas previamente disseminadas pelas autoridades competentes.

“Temos também de ter o cuidado de não andarmos ao relento por causa das descargas atmosféricas”, lembrou, sublinhando que, caso sejam surpreendidos com chuvas intensas não devem recorrer às árvores para se esconderem porque elas atraem trovoadas.

Por outro lado, aconselhou aos pescadores a não irem ao mar assim que forem avisados sobre chuvas e ventos que podem provocar ondas gigantes que quando chega a época chuvosa resultam em mortes de pescadores no alto-mar.

Leia mais…

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
- Publicidade-spot_img

Destaques