Nhangau estanca roubo de gado bovino

0

Está praticamente controlado o roubo de gado bovino no posto administrativo de Nhangau, na cidade da Beira, segundo garantias dadas pelo respectivo chefe, Fernando Arriaga.

 Num passado recente os furtos eram frequentes na calada da noite, com recurso a armas de fogo e instrumentos contundentes.

Fernando Arriaga explicou ter contribuído para a redução do roubo a introdução de patrulhamento conjunto envolvendo membros da Polícia da República de Moçambique (PRM) e elementos do policiamento comunitário.

Arriaga recordou que as pilhagens intensificavam-se nos períodos festivos, facto que, entretanto, não se verificou na última quadra festiva.

“Os malfeitores chegavam aos currais das quintas e abatiam indiscriminadamente animais, que eram imediatamente transportados em viaturas de caixa aberta para venda no Mercado do Maquinino, no centro desta cidade. Desta vez, felizmente, não tiveram espaço de manobra”, disse.

O chefe do posto administrativo de Nhangau revelou que na sequência do trabalho em curso já foram neutralizadas mais de 20 quadrilhas, curiosamente envolvendo praticamente as mesmas pessoas postas em liberdade condicional pelo tribunal perante pagamento de alguma caução.

Para além do roubo de gado bovino, em Nhangau também eram dizimadas nos currais cabeças de caprinos e suínos, em incursões que “semeavam” medo entre os guardas e criadores das mais de 200 quintas existentes, com cerca seis mil cabeças.

Como impacto directo do actual ambiente de ordem e tranquilidade públicas a produção do gado leiteiro está a recuperar consideravelmente, com uma produção média diária de mais de mil litros de leite.

Consequentemente, o mesmo leite ali produzido começa a deteriorar-se devido à ainda fraca capacidade de resposta por parte dos consumidores.

Ainda assim Arriaga garantiu-nos que alguns potenciais criadores estão empenhados na produção leiteira.

O posto administrativo de Nhangau é potencial em recursos agropecuários e piscatórios e conta com o universo de 13 mil habitantes. Localiza-se há cerca de 30 quilómetros do centro da cidade da Beira.

(Horácio João)

+ posts

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.