27.4 C
Maputo
Sexta-feira, 29 - Março, 2024

PREVENÇÃO DA COVID-19: Enchentes provocam prorrogação da vacinação

+ Recentes

APÓS HARMONIZAR PROCEDIME...

EDITORIAL

Alerto Bia aborda vida e ...

Nyusi diz que Manuel Tomé...

A PRIMEIRA dose da terceira campanha de vacinação massiva contra a Covid-19 que, oficialmente, deveria terminar ontem no país, foi prorrogada até sábado, devido às enchentes de última hora.

Longas filas caracterizaram todos os 13 postos de vacinação criados para o efeito naquela urbe, sendo que para manter a ordem e tranquilidade públicas os envolvidos tiveram mesmo de recorrer aos agentes da PRM para o efeito.

A directora dos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social na Beira, Neusa Joel, viu-se obrigada a abandonar o seu gabinete de trabalho para monitorar a situação no terreno, que caminhava para contornos alarmantes, sobretudo no posto criado na Universidade Zambeze.

Consequentemente, os técnicos envolvidos na vacinação interromperam por instantes a inoculação, a fim de permitir melhor organização. 

Segundo as autoridades sanitárias na Beira, o hábito da população em deixar tudo para o fim está na origem das enchentes, havendo, entretanto, rumores de que tal se deve ao boato posto a circular na cidade, segundo o qual quem não tiver cartão de vacinação não receberá o subsídio de Covid-19.

Os primeiros dias de vacinação foram marcados por uma tímida adesão dos grupos abrangidos, o que levou o sector da saúde a intensificar as acções de sensibilização nas comunidades.

A princípio, muitas pessoas dos grupos abrangidos tinham receio das vacinas, mas com a mobilização perceberam que a mesma não obstrói qualquer órgão do corpo humano.

Até ao penúltimo dia da administração da primeira dose da vacina, mais de 37 mil pessoas, das 112 mil previstas, já haviam sido vacinadas contra a doença, numa altura em que as autoridades de tutela se mostram confiantes no alcance da meta planificada.

Alguns beneficiários justificaram a sua adesão tardia aos postos de vacinação com a alegada falta de tempo. Fernando João, por exemplo, disse à Reportagem do “Notícias” que somente ontem é que estava disponível.

Joana António, outra citadina abordada pelo “Notícias”, afirmou que só se fez ao posto de vacinação no último dia porque se encontrava fora da cidade da Beira.

- Publicidade-spot_img

Destaques