27.5 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

DEVIDO A COVID-19: Reduz doação de sangue no HCM

+ Recentes

Moçambicano ganha prémio ...

CONJUNTIVITE HEMORRÁGICA:...

À REGIÃO DO GRANDE MAPUTO...

FORNECIMENTO DE BENS E SE...

O BANCO de Sangue do Hospital Central de Maputo (HCM) regista, nos últimos dias, uma redução no número de dadores de sangue, devido à pandemia da Covid-19, facto que compromete a reposição do stock.

A colecta de sangue reduziu de 100 unidades diárias para 30 que eram recolhidos nos meses de Janeiro e Fevereiro, do ano em curso.

Sandra Oficiano, directora do banco de sangue do HCM, indicou que a quantidade não satisfaz, as necessidades do hospital que ronda entre 130 a 200 unidades por dia, para garantir um stock considerado bom.

Explicou que o banco de sangue colectava cerca de 600 a 700 unidade, semanalmente, com a realização de feiras de saúde e brigadas móveis nas escolas, igrejas, instituições públicas e privadas.

“É nestes locais onde encontrava-mos os nossos potenciais dadores, contudo devido à doença todas as campanha de angariação do líquido vital foram interrompidas, dai a necessidade dos cidadãos aproximarem a unidade sanitária, voluntariamente, para ajudar a salvar vidas”, sublinhou.

Referiu que os poucos dadores que aproximam ao HCM são familiares de doentes internados no hospital.

Oficiano garantiu que estão criadas todas condições de higiene no local para a prevenção de novo coronavírus durante a recolha do sangue, visando assegurar a protecção dos dadores e dos funcionários da saúde.

Referiu que o banco de sangue continua aberto para receber e atender doentes de vária ordem, por isso apelou à população no geral a apoiar nas doações voluntárias, como um acto de solidariedade para com os que precisam.

Por seu turno, Adelino Alberto, de 42 anos de idade, dador de sangue há 22 anos, interpelado no HCM, disse que doa o líquido vital para salvar o próximo, que são pessoas que directamente ou indirectamente compartilham a vida.

- Publicidade-spot_img

Destaques