20.9 C
Maputo
Terça-feira, 26 - Março, 2024

“Chapas” já usam novo terminal no Xipamanine

+ Recentes

PRM homenageia agentes mo...

Quatro centros de saúde e...

Reforçado apoio para manu...

OS transportes públicos de passageiros de várias rotas da cidade e província de Maputo já estão a utilizar, desde a manhã de hoje, o novo terminal situado no mercado anexo doXipamanine, na cidade de Maputo. 

O novo terminal está a funcionarno espaço do antigo edifício dos Serviços de Salubridade do Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM), numa área de mais de 1.400 metros quadrados.

O projecto insere-se na requalificação do mercado do Xipamanine, concebido pela comissão de vendedores e as direcções municipais dos Mercados e FeirasedeMobilidade, Transportes e Trânsito.

Algunsoperadores dos semi-colectivos de passageiros entrevistados pelo “Notícias” afirmaram que os problemas do novo e do antigo terminal são os mesmose está longe de oferecer condições condignas para o desenvolvimento das suas actividades.

Pedem, por isso, ainstalação dealpendres e bancospara oferecer comodidade aos passageiros,sanitários condignos e iluminação pública.

Amilton Chilaule, transportador da rota Baixa-Xipamanine, pediu a  pavimentação do local, visando evitar o problema de poeira e imundície nos dias de chuva.

“Deve-semelhorar as condições de mobilidade e de acessibilidade, pois há  congestionamento para acender ao local”, disse António Naftal, transportador da rota Laulane-Xipamanine.

Por sua vez, os vendedores referiram que a aproximação doterminal ao mercado vai minimizar a falta de clientes e a concorrência desleal dos que permanecem nos passeios.

Segundo Efraime Manhique, chefe da Comissão dos Vendedores, decorrem trabalhos de sensibilização aos informais que continuama vender nos passeios para abandonaremestes locais eocuparemas bancas vazias no mercado anexo doXipamanine.

A remodelação deste espaço contempla a construção de bancas, barracas, sanitários, entres outros espaços, para acolher mais de três mil vendedores informais.

- Publicidade-spot_img

Destaques