CMM quer travar a propagação da Covid-19

0

O CONSELHO Municipal da Cidade deMaputo (CMM) quer travar a propagação da Covid-19 através do reforço da implementação das medidas de prevenção da doença, sobretudo nos mercados e transportes de passageiros.

Sob o lema "Stop Covid-19 no Município de Maputo" a edilidade está a desenvolver esforços no sentido de providenciar condições para a protecção individual e colectiva dos munícipes.

É neste contexto que foi implantado e inaugurado, ontem, um túnel de desinfeção massiva no Hospital Geral da Polana-Caniço, local escolhido para funcionar como centro de isolamento de doentes da Covid-19, que se apresentarem em estado grave.

Na ocasião, Eneas Comiche, presidente do CMM, fez a entrega de viseiras para a protecção da cara dos profissionais desaúde e avaliou como positivo o nível de implementação e cumprimento das medidas de prevenção e contenção da propagação do novo coranavírus no Município de Maputo, apesar dos desafios existentes no pelouro dos transportes e mercados.

“Continuamos a registar muita aglomeração de pessoas nos mercados e lotação nos transportes, facto que periga a vida dos munícipes, contudo estamos a trabalhar visando mudar o actual cenário verificado nestes locais”, sublinhou.

Comiche disse que a edilidade vai continuar a criar condições para que os centros de saúde sejam locais seguros, para que estes não se transformem em potencias pontosde contaminação. 

Otúnel de desinfecção e viseiras para a protecçãoforamfinanciadospela Embaixada da Turquia, no âmbito da sua responsabilidade social.

Por seu turno, a embaixadora da Turquia, Zeynep Kiziltan, referiuque a entrega do túnel faz parte de um projecto da delegação do seu país, que visa apoiar Moçambique no combate à Covid-19.  

A secretária de Estado da Cidade de Maputo, Sheila Santana Afonso, disse que a bomba vai ajudar para a desinfeção dos possíveis pacientes da Covid-19 a serem internados no hospital, à saída da unidade hospitalar após a recuperação, para além de proteger os funcionários desaúde.

De referir que,o CMM já instalou túneis de desinfecção massiva nos mercados municipais de Xipamanine, Central, Grossista do Zimpeto, JaneteeTerminal Rodoviário da Praça dos Combatentes, vulgo Xiquelene.

+ posts

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.