25.5 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

KAMAVOTA: Mais de 200 famílias em risco de inundações

+ Recentes

Chuvas destroem mais de m...

CS da ONU: Moçambique ape...

Porta de Titanic vendida ...

Condenados à morte por ho...

POUCO mais de 200 famílias, residentes no distrito municipal KaMavota, na cidade de Maputo, estão em risco se ocorrerem inundações na presente época chuvosa.

Lomelino Matavele, vereador de KaMavota, indicou que os bairros da Costa do Sol, Ferroviário, Mahotas, Mavalane “A”, Hulene “B” e Albazine são os que mais registam alagamentos de residências.

“É uma situação que nos preocupa, por isso fizemos o levantamento destas famílias e estamos à procura de soluções pontuais”, disse.

Matavele indicou que, neste momento, não há como garantir o reassentamento ou a retirada das famílias das zonas de risco, porque se trata de uma decisão que acarreta elevados custos e requer o envolvimento de diferentes sectores.

A mesma realidade aflige o distrito municipal KaMubukwana, concretamente o bairro George Dimitrov (Benfica), onde foram identificadas 30 famílias em situação de risco de inundações.

Samuel Zacarias, secretário do bairro, disse não ser uma situação nova, destacando que a zona conhecida por Missão Roque é uma das mais problemáticas.

Indicou que decorrem, neste momento, trabalhos de limpeza e reconstrução das valas de drenagem para minimizar o impacto das chuvas, numa iniciativa levada a cabo pela administração do bairro e voluntários.

- Publicidade-spot_img

Destaques