25 C
Maputo
Sexta-feira, 20 - Maio, 2022

Mais um centro de saúde inaugurado na Manhiça

+ Recentes

Mais de 4.000 habitantes do bairro 25 de Setembro, da localidade do mesmo nome, no distrito de Manhiça, província de Maputo, passam a beneficiar de serviços sanitário mais próximo naquela parcela do país, com a inauguração hoje de um Centro de Saúde do tipo 2.

A infra-estrutura custou um total de 4.275.461 meticais, do fundo da direcção distrital da Saúde, Mulher e Acção Social da Manhiça e, é constituída por uma sala de consultas, triagem, farmácia, uma maternidade com sala de parto com três camas e sala de puerpério.

Fazem parte neste empreendimento um bloco sanitário, um furo de água potável e dois tanques elevados de água com capacidade para 5.000 litros cada.

Segundo as autoridades do sector da Saúde da província de Maputo, com a entrada em funcionamento do Centro de Saúde 25 de Setembro, mais de 4.000 habitantes irão beneficiar-se de serviços sanitários naquela parcela do distrito.

Com a entrada em funcionamento desta unidade sanitária, o distrito da Manhiça conta com 21 unidades sanitárias cobrindo assim todas localidades do distrito, totalizando 112 unidades sanitárias em toda a província de Maputo.

A cerimónia de inauguração foi dirigida pelo governador de Maputo, Raimundo Diomba. Na ocasião, Diomba disse que com entrega daquela unidade sanitária espera-se reduzir a distância, que era percorrida pela população local à procura de cuidados médicos.

O governante apelou aos agentes da saúde e à comunidade local para cuidar com carinho da infra-estrutura para dure por muito tempo e sirva a várias gerações.

Por seu turno, a população pediu ao governador para o recinto do Centro de Saúde seja vedado, para permitir o controlo das infra-estruturas, assim como garantir a segurança do pessoal médico e utentes, sobretudo, aos que se encontram em situação de internamento.

- Publicidade-spot_img

Destaques