18.7 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Navio francês escala hoje Porto de Maputo

+ Recentes

Troço Montepuez-Mueda int...

Brigadista assassinado na...

Ponte de Baltimore colaps...

Prevalece chuva forte e t...

O navio multimissão francês “Champlain” efectua hoje sexta-feira e sábado (dias 21 e 22) uma escala de rotina ao Porto de Maputo, como parte da sua missão de patrulha na zona do Canal de Moçambique.
A luta contra a pirataria, vigilância do tráfego comercial, controlo do tráfico ilícito e salvamento no mar são as missões tradicionais do navio, baseado na Ilha Reunião.
Um comunicado de imprensa da Embaixada da França enviado à imprensa refere que a permanência do navio no Porto de Maputo “é uma ocasião para fortalecer de novo a cooperação já antiga entre as Forças Armadas Francesas, baseadas na zona sul do Oceano Índico (FAZOI), e as Forças Armadas de Defesa de Moçambique”.
“Esta curta visita terá provavelmente a oportunidade de ser renovada no futuro”, acrescenta.

MINISTRO FRANCÊS DOS NEGÓCIOS

ESTRANGEIROS VISITA MAPUTO HOJE E SÁBADO

Entretanto, o ministro francês para a Europa e Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian, realiza hoje e sábado uma visita oficial a Moçambique, depois de a petrolífera francesa Total ter passado a liderar um dos mega-projectos de gás natural no país.

“Numa altura em que grandes grupos franceses confirmaram recentemente grandes investimentos em Moçambique, esta visita permitir-nos-á reforçar os laços que nos unem”, anuncia a embaixada francesa em comunicado, citado pela Lusa.

Na agenda, entre outros assuntos, está a luta contra o tráfico e grupos armados que atacam zonas rurais na província de Cabo Delgado, onde a Total constrói um dos maiores investimentos em curso em África para extrair gás natural a partir de 2024.

Por outro lado, parte das águas do Canal de Moçambique pertencem a ilhas habitadas e ilhéus desertos que fazem parte dos territórios ultramarinos franceses, tornando frequente a presença da Marinha de França.

A visita de Jean-Yves Le Drian acontece quatro meses antes da cimeira França-África, em Bordéus, sobre o tema das cidades sustentáveis.

Durante a visita a Maputo, o governante francês vai avistar-se com o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e com a sua homóloga moçambicana, Verónica Macamo.

Está ainda prevista uma visita ao navio militar francês “Champlain”, que fará uma escala no Porto de Maputo e onde Le Drian vai manter conversações com o ministro da Defesa, Jaime Bessa Neto.

A última visita bilateral a Moçambique de um ministro dos Negócios Estrangeiros francês aconteceu em 2002.

- Publicidade-spot_img

Destaques