27.5 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Vendaval deixa rasto de destruição em Boane

+ Recentes

CS da ONU: Moçambique ape...

Porta de Titanic vendida ...

Condenados à morte por ho...

Governo pronuncia-se sobr...

DUASpessoas ficaram feridas, em Boane, ao princípio da noite de terça-feira, na sequência de uma tempestade, caracterizada por ventosfortes, chuvas e descargas atmosféricas, que se abateu sobre a cidade e província de Maputo.

O fenómeno, com a duração de cerca de uma hora, destruiu dezenas de habitações, derrubou árvores edanificoupostesnas linhas média e de alta tensão, deixandoa maioria dos bairros sem corrente eléctrica.

Daniel Quintão, gestor ambiental no Governo Distrital de Boane, disse que dos dois feridos, um encontra-se em estado gravedepois de ter sido atingido por um posteno momento em que atravessavam arua.

Explicou que Mulotana e Matola-Rioforam osbairros mais afectados,sendo queamaioria das casas ficaramparcialmente destruídas. "Ainda é prematuro avançar dados concretosem termos de danos materiaisporquea equipa está no terreno a fazer o levantamento", sublinhou.

No Hospital Distrital de Boaneo “notícias” soube que deram entrada dois pacientes,sendo que um deles foi transferido para o Hospital Provincial da Matola porque apresentava o braço fracturado.

Segundo adirectoradesta unidadesanitária, Érica Cabrá,o hospital estava sem corrente eléctrica, facto que afectou o funcionamento de serviços essenciais como as análises laboratoriais e a morgue.

Uma equipa da Electricidade de Moçambique estava no terreno a tentar reparar os danos,nomeadamente de dezenas de postes de média e alta tensão tombados, não havendo perspectiva sobre a retoma do fornecimento de energia.

O distrito de Marracuene também é um dos que é afectado de forma recorrente por tempestades. Neste caso há registo de danos em cinco casas, duas das quais com gravidade em Gimo O`Cossa. No Cumbeza,duas habitações ficaram sem a respectiva cobertura de chapas, decorrendoolevantamento noutros bairros.

Também foi reportado a queda de um poste de alta tensão em Gwavae de cabos eléctricos na zona do Mumemo.

Em comunicado,a Electricidadede Moçambique, E.P (EDM) informou que o mau tempo,caracterizado pela ocorrência de ventos fortes,afectou a infra-estrutura da rede eléctrica causando a interrupção no fornecimento de energiaem alguns bairros da cidade e província de Maputo.

As equipas da EDM deslocaram-se ao terreno assim que as condições atmosféricas o permitiram, tendoiniciado os trabalhos de reposição.

Como resultado da pronta intervenção, segundo a nota, foi possível, repor a corrente eléctrica nalguns bairros.

“As equipas da EDM continuam a trabalhar e o sistema será reposto, na totalidade, de forma gradual”, indica.

- Publicidade-spot_img

Destaques