ASTRA prepara segunda fase de licenciamento de automobilistas

0

A ASSOCIAÇÃO dos Transportadores Rodoviários de Nampula (ASTRA) está a preparar a segunda fase da campanha de licenciamento de automobilistas dos transportes semicolectivos de passageiros, cujo arranque está previsto para o presente mês.

A campanha será feita em parceria com o Instituto Nacional dos Transportes Terrestres (INATTER), Polícia Municipal e o Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique, através do seu departamento da Polícia de Trânsito (PT).

Com este licenciamento, pretende-se que os automobilistas tenham documentos que lhes permitam exercer a sua actividade de forma legal.

A primeira fase desta campanha foi realizada ano passado, conforme anunciou o presidente da ASTRA, Luís Vasconcelos, e abrangeu mais de 400 “chapeiros” que antes exerciam a sua actividade de forma ilegal.

Neste momento, técnicos do INATTER estão a realizar um trabalho de sensibilização dos automobilistas sobre a importância desta campanha.

Para Luís Vasconcelos, o outro objectivo da campanha é reduzir a proliferação de transportadores de passageiros que têm estado a operar de forma ilegal, facto que periga os respectivos passageiros.

“Esta fase abrangerá também os transportadores que não renovaram as suas licenças. Por isso, o trabalho é levado a cabo por uma equipa multissectorial, que envolve não só a Direcção Provincial dos Transportes, INATTER, ASTRA e PRM. Estarão também empresas seguradoras e de inspecção de viaturas, para que em curto tempo o transportador possa obter a sua licença”, garantiu Vasconcelos.

Explicou que a segunda fase de licenciamento deverá abranger igualmente automobilistas dos transportes de passageiros que operam em todas as rotas existentes na província de Nampula.

A ASTRA promete fazer uma fiscalização rigorosa, ao mesmo tempo que irá promover actividades de sensibilização ao nível dos distritos, por forma a facilitar o processo de licenciamento.

O presidente da ASTRA apelou aos automobilistas a aderirem à campanha para evitarem penalização quando eventualmente forem encontrados a realizar a actividade de transporte de passageiros sem licença.      

+ posts

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.