21.1 C
Maputo
Quinta-feira, 28 - Março, 2024

Cresce número de profissionais de saúde infectados pela Covid-19

+ Recentes

Mais de seis mil casos de...

AR debate leis de Levanta...

Chuvas destroem mais de m...

CS da ONU: Moçambique ape...

Nampula tem actualmente um cumulativo de 181 profissionais de saúde de várias especialidades infectados pelo novo coronavírus, na maioria afectos ao Hospital Central de Nampula, situação que deixa apreensivo o este sector.

Segundo dados das autoridades de saúde, até meados do mês passado o número daqueles profissionais que testaram positivo situava-se em pouco mais de 40 técnicos.

O chefe do departamento de Saúde Pública na Direcção Provincial de Saúde de Nampula, Geraldinho Avalinho, considerou de alarmante a situação de positividade no seio dos profissionais de saúde naquele ponto do país.

A título ilustrativo, Avalinho disse que a cada dia que passa nas últimas semanas pelo menos dois a três profissionais de saúde testam positivo para a Covid-19.“Por causa dessa situação, temos na província apenas 44 colegas de diversas áreas incluindo pessoal administrativo, que atendem neste momento pacientes de Covid-19”, lamentou Avalinho.

Na província de Nampula desde que eclodiu a pandemia já foram registadas 12 mortes e segundo as autoridades da saúde as mulheres é que registam maior número de infecções da Covid-19, estando neste momento taxa situada em 59 por cento, contra 41 por cento de homens.

Em Nampula a testagem da Covid-19 é realizada nos hospotais Central, Geral de Marrere,Centros de Saúde 25 de Junho e no anexo ao Hospital Psiquiátrico.

A necessidade de camas para o de internamento dos doentes da Covid-19, na província de Nampula é de 185, e actualmente estão disponíveis apenas 50 camas montadas e 77 botijas de oxigénio nos centros de isolamento dos pacientes com Covid-19.

Presume-se que o incumprimento de algumas medidas do protocolo para contenção e propagação da Covid-19 nos locais de maior concentração e convergência de pessoas na cidade de Nampula tem estado a originar para rápida propagação desta doença.

Face a este aumento de novos casos de infecção dos profissionais de saúde, Geradinho Avalinho apelou para o cumprimento rigoroso das medidas preventivas no sector.

- Publicidade-spot_img

Destaques