20 C
Maputo
Quinta-feira, 28 - Março, 2024

Doentes queixam-se de poluição sonora no hospital de Marrere

+ Recentes

Alerto Bia aborda vida e ...

Nyusi diz que Manuel Tomé...

Mensagens enaltecem verti...

INATRO espera fiscalizar ...

Doentes internados no Hospital Geral de Marrere, na cidade de Nampula, queixam-se da poluição sonora produzida a partir das barracas próximas da unidade sanitária.

A denúncia foi feita por acompanhantes dos doentes, que responsabilizamos comerciantes pelafalta de piedade esensibilidade em relação aos que padecem no leito hospitalar. O caso torna-se particularmente grave aos fins-de-semana, período durante o qual ficam lotadas de consumidores de bebidas alcoólicas e de outras substâncias psicotrópicas, os quais rodopiam ao som de música diversa em volume alto, numa intensidade de ferir os tímpanos, pondo em risco a saúde dos internados, sobretudo dos cardíacos.

Carlos José, de 39 anos de idade, afirmou que a poluição sonora prejudica os doentes pois não podem repousar, incluindo seus acompanhantes, pedindo a rápida intervenção de quem de direito para devolver a tranquilidade e sossego que precisam.

Alguns comerciantes nas redondezas negam as acusações e justificam que o barulho que se ouve durante os fins-de-semana é provocado pelos adeptos e jogadores que participam de torneios de futebol, cujas competições acontecem numa infra-estrutura desportiva próxima ao edifício hospitalar.

Elias Constantino, proprietário de uma das barracas, revelou que a Direcção daquela unidade sanitária terá alertado para a necessidade de se pautar por um ambiente de calma para permitir o repouso dos doentes internados.

“Desde essa altura respeitamos o apelo feito. Nós estamos cientes de que um dia ficaremos internados e precisaremos de repouso. Assim sendo, não gostaríamos de passar pela mesma situação”, defendeu-se.

Nelson Janeque, também proprietários de uma das barracas de venda de bebidas alcoólicas, fez saber que em Dezembro de 2019 houve nas imediações do hospital um espectáculo público com aparelhos de som de alta qualidade e que talvez tenha sido nessa ocasião que os acompanhantes dos doentes fizeram a tal denúncia.

- Publicidade-spot_img

Destaques