INAM prevê chuva irregular nos bairros de Nampula

0
118

O INSTITUTO Nacional de Meteorologia (INAM) prevê que ao longo da próxima época chuvosa o centro urbano e os bairros dos arredores da cidade de Nampula venham registar irregularidades na queda de chuvas, o que é associado às mudanças climáticas.

O delegado do INAM em Nampula, Alberto Colarinho, falando a jornalistas recentemente na barragem sobre o rio Monapo, explicou que,por exemplo,na cidade capital haverá alguns bairros que vão registar chuvastorrenciaise outros não, a ponto de se ressentirem da fraca precipitação.

Paralelamente, segundo fez saber, as mudanças climáticas não se descrevem somente pelaqueda da chuva, como também pelosventos fortes, que serão mais severos em certas zonas.

Colarinho lembrou que nesta última época chuvosa, precisamente entre os meses de Janeiro e Fevereiro, esperava-se maior volume de chuvas, mas devido às mudanças climáticas houve registo de maior queda de chuva no mês de Março.

Aqueda tardia de chuva teve consequência directa no nível de encaixe de água na barragem sobre o rio de Monapo, que fornece água aos habitantes dos bairros da cidade de Nampula.

Quando se atingiu o pico de encaixe de água nesta albufeira, os bairros da cidade de Nampula respiraram de alívio, uma vez que as torneiras voltaram a jorrar água de forma regular, depois de alguns meses de crise severa.

“Tivemos os meses de Janeiro e Fevereiro praticamente secos e maior parte da chuva ocorreu em Março, como impacto directo das mudanças climáticas”, disse Colarinho.

Contudo,a fonte apelou a toda a comunidade paramitigar as consequências das mudanças climáticas, por exemplo melhorandoas habitações,bem como o tipo de sementeira.

De acordo com Colarinho, oINAM está a preparar o prognóstico para o início da próxima época chuvosa, que deverá ser apresentado publicamente em Setembro. 

“Tivemos este cenário da última época chuvosa,em que os distritos costeiros foram de maior volume de precipitação em relação aos do interior, particularmente no mês de Março”, disse Colarinho.

+ posts

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here