Lavadores de viaturas: Governo incentiva criação de associação

0

O EXECUTIVO de Nampula está afazer diligências junto dos cidadãos que lavam viaturas nas ruas e avenidas da capital provincial, na sua maioria jovens desempregados, com vista a criarem, o mais rápido possível, uma associação que possa defender os seus interesses e tornarem a actividade formal e sustentável.

O facto foi dado a conhecer há dias, ao “Notícias”, pela chefe do Departamento de Emprego, na Direcção Provincial da Juventude, Emprego e Desportos, em Nampula, Quinita Mendiate, que falava da possibilidade de virem a ser inscritos no Sistema Nacional de Segurança Social e de benefícios futuros.

O mais importante nestes contactos é que os lavadores de viaturas estejam cientes de que a inscrição é uma grande oportunidade para os que exercem uma actividade no sector informal, garantindo-lhes um futuro através das prestações à segurança social.

Na cidade de Nampula a lavagem de carros é uma actividade praticada há muitos anos sendo que, em algumas famílias, tornou-se uma das principais fontes de rendimento para os jovens desempregados.

No início, a lavagem de carros tinha como palco as redondezas do Estádio 25 de Setembro, mas actualmente, a actividade expandiu para vários pontos da cidade.

Alias, o Conselho Autárquico tem vindo a realizar campanhas de fiscalização e a aplica multas aos proprietários de viaturas encontradas em lavagem na via pública, particularmente próximo de restaurantes e locais de concentração de pessoas.

Quinita Mendiate lamentouque a eclosão da pandemia da Covid-19tenha comprometido algumas acções levadas a acabo pelo Governo, que visavam conter os índices de desemprego, com maior incidência na população jovem.

 De Janeiro a esta parte, foram criados na província de Nampula, mais de seis mil empregos, nas áreas dos transportes e armazenamento.

+ posts

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.