Mais de 100 processos nas mãos do GPCC

0

O GABINETE Provincial de Combate à Corrupção (GPCC) de Nampula revelou esta semana que 127 processos relacionados com crimes de corrupção estão em curso. Deste número, 72 indiciados já foram acusados e remetidos ao tribunal para julgamento.

De acordo com o porta-voz do GPCC, José Wilson, 42 pessoas foram detidas, das quais algumas continuam em prisão preventiva enquanto aguardam o julgamento.

O porta-voz falava na cidade de Nampula no contexto das celebrações do Dia Internacional contra a Corrupção, que se assinala na quinta-feira, este ano sob o lema “Seu direito, seu papel, diga não à corrupção”.

Wilson disse ainda que a instituição recebeu, através da linha verde, mais de 300 chamadas e 70 mensagens denunciando diversos actos de corrupção.

“Por isso, pensamos nós que com esses dados o povo tem estado a contribuir bastante na denúncia de casos de corrupção e, neste momento, queremos, uma vez mais, encorajar essa atitude de cidadania”, disse.

Salientou que a corrupção não afecta apenas sectores do Estado, mas também outros da sociedade.

O director dos Serviços Provinciais de Assuntos Constitucionais, em representação do secretário de Estado na província de Nampula, Nguma Geraldo, que dirigiu o lançamento da Semana da Luta contra a Corrupção, exortou todos os funcionários e agentes de Estado a primarem por valores éticos e moralmente aceites no exercício das suas funções.

No âmbito da celebração da data, estão agendadas diversas actividades com objectivo de ajudar à reflexão conjunta e individual dos servidores públicos sobre a necessidade de combater a corrupção.

+ posts

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.