Home Capital Nampula Município de ...

Município de Nampula dá ultimato aos vendedores informais

392

Os cidadãos que exercem as suas actividades comerciais em locais proibidos têm a obrigação de abandonar esses locais até hoje, sob pena de sofrerem duras penalizações previstas no Código de Postura Camarária.

O aviso foi emitido recentemente pelo Conselho Autárquico de Nampula na sua página oficial do Facebook, onde destaca a zona das padarias Nampula e Sipal (que dá entrada à Rua da Unidade), bem como no corredor que dá acesso ao Mercado Grossista de Waresta.

Ainda na sua página oficial, o Município de Nampula não descarta a hipótese de, igualmente, recorrer à mesma medida para impedir que outros locais onde se pratica o comércio informal sejam desocupados.

O documento refere que a instituição vai se basear nas especificações do Código de Postura Camarária para punir os renitentes e reincidentes.

Para a sua acção, a edilidade justifica que mesmo com a destruição de barracas levada a cabo à noite pelas equipas do Conselho Municipal de Nampula os comerciantes continuam a desafiar o elenco de Paulo Vahanle.

Entretanto, a publicação do Facebook registou a reacção dos munícipes, como é o caso de Rachade Carvalho, que comentou apelando à seriedade da autarquia, pois diz haver prazos que não foram cumpridos, facto que retira a dignidade e o respeito em relação aos pronunciamentos da edilidade.

Maquiavel Matos, usuário do Facebook, questiona ao presidente Paulo Vahanle se terá capacidade de sustentar as famílias dos cidadãos que serão retirados das ruas nas quais encontram sustento para os seus dependentes.

Um outro internauta, Sonil Joanguete, argumentou que o problema desse tipo de avisos é somente terminar no papel, recordando que 31 de Dezembro de 2019 era a última data para a destruição de “take-aways” e barracas construídos ao longo das avenidas, mas até então nada foi cumprido.