Policiamento comunitário com falta de incentivos

0

MEMBROS do policiamento comunitário nos bairros suburbanos da cidade de Nampula queixam-se da falta de incentivos, com destaque para um subsídio que pudesse compensar o exercício da sua actividade de garantir a segurança nestas  áreas residenciais.

As queixas nesse sentido foram apresentadas recentemente durante a primeira reunião orientada pelo novo comandante provincial da Polícia da República de Moçambique em Nampula, António Bachir, no Bairro de Muahivire, no âmbito da ligação Polícia-comunidade.

Agostinho Amisse, um dos membros do Conselho de Policiamento Comunitário, disse que está envolvido nesta actividade desde o ano de 2001, naquele bairro, porém, apesar do empenho, nunca recebeu nenhum subsídio ou mesmo um reconhecimento.

Aliás, Amisse denunciou que quando os membros do policiamento comunitário flagram criminosos e levam-nos à esquadra da PRM sofrem interrogatórios pelos oficiais da corporação, alegadamente porque agrediram os malfeitores.

Felizarda Atija, uma das moradoras do bairro, pediu ao comandante provincial para que a patrulha policial seja reforçada no período nocturno, devido à contínua actuação criminosa do denominado “Grupo 15”.

O chefe do quarteirão daquela zona, António Raja, interveio para pedir a atribuição de distintivos aos membros do policiamento comunitário, pois sem isso torna a actividade difícil, além de que alguns têm sido confundidos pela Polícia como sendo criminosos e são detidos.

Um outro pedido de Raja tem a ver com a necessidade de os elementos da polícia comunitária beneficiarem de cursos de capacitação para que tenham o domínio da sua actividade e as comunidades saibam sobre a sua importância.  

Entretanto, respondendo às preocupações apresentadas, o comandante provincial da PRM prometeu trabalhar para resolvê-las, na perspectiva de reverter o actual cenário de criminalidade na cidade de Nampula, intensificando as patrulhas nos bairros.

No entanto, Bachir disse que o êxito de qualquer trabalho que possa ser feito pela Polícia no combate à criminalidade nos bairros da cidade de Nampula passa pela colaboração dos residentes.

+ posts

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.