20 C
Maputo
Terça-feira, 26 - Março, 2024

Sanitários dos hospitais são um atentado à saúde

+ Recentes

Dois menores morrem atrop...

Conflito Homem – fauna at...

Tempestade Gamane afecta ...

PRM homenageia agentes mo...

MOUZINHO DE ALBUQUERQUE

AS casas de banho de grande parte das unidades sanitárias da cidade Nampula apresentam condições de higiene deploráveis, por falta de saneamento básico, constituindo um atentado à saúde dos utentes. E o facto não parece preocupar os respectivos gestores, tendo em conta a demora na solução do problema.

A situação torna-se mais preocupante quando se sabe que algumas dessas unidades sanitárias são de referência na urbe e, por isso, frequentadas diariamente por muitos doentes, seus acompanhantes e não só.

Nalguns casos, as latrinas estão entupidas, dejectos humanos transbordam, há urina no chão e nas paredes, exalando um cheiro nauseabundo, sendo que a solução tem sido, recorrentemente, o seu encerramento, ao invés da manutenção e limpeza permanentes.

Em outros casos, as infra-estruturas dessas unidades sanitárias apresentam-se em condições de degradação acentuada, com agravante de nunca terem sido reabilitados. É uma situação que expõe de forma contínua os utentes a doenças, razão por que lamentam o cenário e apelam ao sector de tutela para resolver de uma vez por todas, a bem da saúde pública.   

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques