Tomate de Rapale sem mercado

0

OS produtores de tomate no distrito de Rapale, a escassos quilómetros da cintura da cidade de Nampula, dizem que estão a enfrentar dificuldades de acesso ao mercado para a comercialização dos seus produtos.

A situação, não só preocupa as famílias camponesas, como também as autoridades do sector das actividades económicas, ao nível local, que se mostram empenhadas em identificar o mercado adequado para a venda.

O director dos Serviços Distritais de Actividades Económicas de Rapale, Adelino Manuel, disse que a região consegue colher dos seus campos uma quantidade que varia entre 10 e 15 toneladas de tomate em cada três dias.

“Há muito tomate e já há sinais de sua deterioração. Os nossos produtores lamentam os níveis de perda, pois o único mercado de maior acesso é o grossista do Waresta,aqui na cidade de Nampula, porém a capacidade de consumo é menor”, disse Manuel.

Neste momento, Rapale está a manter contactos com Nacala-Porto, Ilha de Moçambique e Angoche, com vista a encontrar uma saída para a colocação do produto, mas a dificuldade está no transporte em condições adequadas.

“Estamosbastante preocupados, de tal maneira que já começamos a ensinar os nossos produtores alguns métodos de conservação do tomate, um dos quais que consiste em fazer a secagem, pilar e peneirar paraconservar o pó em garrafas ou recipientes plásticos, o que vai permitir o seu reaproveitamentono período de escassez”, contou.

Em Rapale existem no total de 19 grandes produtores de tomate, para além de um número não especificadode famílias que se dedica ao cultivo daquele tipo de culturae,sem revelar as estatísticas, o nosso entrevistado indicou que as metas de produção de hortícolas no primeiro trimestre foram largamente superadas.

De acordo com aquele director, o sector está a contactar os gestores de alguns supermercados e unidades hoteleiras na cidade de Nampula, para garantir um fornecimento permanente, acreditando que isso poderá ajudar a reduzir as perdas.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
+ posts

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.