27.4 C
Maputo
Sexta-feira, 29 - Março, 2024

Coronavírus coloca mais de 800 pessoas em quarentena

+ Recentes

APÓS HARMONIZAR PROCEDIME...

EDITORIAL

Alerto Bia aborda vida e ...

Nyusi diz que Manuel Tomé...

Pelo menos 800 pessoas, das 24 mil rastreadas, foram recomendadas a permanecer em quarentena no país como medida preventiva contra o coronavírus (COVID-19).

Segundo escreve a AIM, o número de cidadãos, entre nacionais e estrangeiros, em quarentena é cumulativo, desde que eclodiu a doença, diagnosticada pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan.

Os dados foram tornados públicos sexta-feira, em Chimoio, pelo ministro da Saúde, Armindo Tiago, após visitar o hospital provincial.

Na ocasião, o governante afirmou que os cidadãos em questão não contraíram a doença, porém foi preciso passarem por um isolamento para o controlo do seu estado de saúde, depois de terem passado por alguma observação feita em alguns pontos de entrada no país, sobretudo nos aeroportos e fronteiras.

“Eles não têm a doença. São pessoas que vieram de países onde já temos registo de alguns casos da doença. Queremos esclarecer que as informações que circulam sobre casos de coronavírus no país são falsas. Há um controlo cerrado nos pontos de entrada para identificarmos qualquer caso da doença” , explicou Armindo Tiago, citado pela AIM. 

O ministro da Saúde disse ter saído do hospital provincial satisfeito pela forma como os profissionais do sector tem se esforçado para garantir melhor assistência à população.

Embora tenha constatado alguns problemas relacionados com a falta de equipamento e outro material de trabalho, sobretudo no serviço de cuidados intensivos, Armindo Tiago assegurou que o ministério vai alocar mais meios àquela que é a maior unidade sanitária da província de Manica.

“'Saímos deste hospital com sentimento de alegria porque vimos que há muito trabalho. Notamos que há falta de algum material, mas dentro de dias o problema será resolvido. Uma equipa do ministério estará aqui na próxima semana para resolver o problema”, acrescentou.

- Publicidade-spot_img

Destaques