Detectada nova variante do coronavírus na RAS

0

UMA nova variante do coronavírus que causa a Covid-19 foi detectada na África do Sul, país africano oficialmente mais afectado pela pandemia e que está a sofrer um novo aumento de infecções, anunciaram ontem os cientistas.

“Infelizmente, detectámos uma nova variante que é motivo de preocupação na África do Sul”, disse o virologista Túlio de Oliveira, numa conferência de imprensa online.

A variante B.1.1.529 tem um número “extremamente elevado” de mutações, de acordo com cientistas sul-africanos que já tinham detectado a variante Beta, contagiosa.

Nesta fase, os cientistas não têm a certeza da eficácia das vacinas anti-Covid-19 contra esta nova forma do vírus.

O aparecimento desta variante é provavelmente a razão do aumento “exponencial” das infecções nas últimas semanas, segundo o ministro da Saúde, Joe Phaahla, que participou na conferência de imprensa.

Outros casos foram relatados no vizinho Botsuana e em Hong Kong, numa pessoa que regressava de uma viagem à África do Sul.

A África do Sul, que teme uma nova vaga da pandemia até ao final do ano, é oficialmente o país mais afectado pela pandemia do continente, com mais de 2,9 milhões de casos e mais de 89.600 mortes.

A pandemia global é actualmente dominada pela propagação da variante altamente contagiosa do Delta, detectada pela primeira vez na Índia.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.165.289 mortes em todo o mundo, entre mais de 258,29 milhões infecções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e actualmente com variantes identificadas em vários países.-(Lusa)

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
+ posts

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.