Distritos de Nampula assolados por queimadas descontroladas

0

O GOVERNADOR de Nampula, Manuel Rodrigues, mostrou-se indignado com os crescentes níveis de queimadas descontroladas nas zonas rurais que já atingiram maior parte dos distritos desta província.

O dirigente disse que nos últimos tempos a província de Nampula tem registado extensas áreas florestais em chamas, pondo em risco a estabilidade ambiental da região. Apontam-se como autores os caçadores de ratos e outros animais selvagens.

Manuel Rodrigues, que falava na cidade de Nampula, referiu que das visitas que tem feito aos distritos, no âmbito da monitoria das actividades do plano quinquenal do executivo, foi verificando fogo a devorar as matas e uma aparente indiferença das estruturas locais. Segundo o chefe do executivo provincial, a situação torna-se preocupante quando se sabe que mesmo com algum trabalho de sensibilização em curso nas comunidades, o fenómeno continua.

“Quem hoje faz, por exemplo, uma viagem a Lalaua, Malema e a Eráti, e todos os nossos distritos, encontra queimadas descontroladas de dia assim como de noite. É uma situação triste e revoltante, tendo em conta os prejuízos provocados à nossa riqueza faunística, para além do atraso que isso representa  para o nosso desenvolvimento”, sublinhou Rodrigues.

Para o governante, o fim das queimadas descontroladas em Nampula, que ocorre com incidência nas zonas rurais, passa pelo envolvimento mais arrojado dos administradores distritais, chefes dos postos administrativos e das localidades, sem deixar de fora as autoridades tradicionais que são verdadeiros líderes de opinião.  

As queimadas descontroladas feitas pelas comunidades em Nampula são também atribuídas à causas como limpeza das áreas para cultivo e regeneração do capim para pastagem de gado bovino e caprino.

+ posts

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.