28.1 C
Maputo
Quinta-feira, 28 - Março, 2024

Especialistas chineses partilham experiência de tratamento da covid-19

+ Recentes

Nyusi diz que Manuel Tomé...

Mensagens enaltecem verti...

INATRO espera fiscalizar ...

Aprovadas em definitivo L...

ESPECIALISTAS do Hospital da China Ocidental na Universidade de Sichuan e do Hospital Central de Maputo (HCM) estão a aprimorar mecanismos de cooperação visando melhorar a capacidade de diagnóstico e tratamento do Covid-19.

Na semana passada, profissionais do HCM receberam capacitação, por meio de vídeo-conferência, sobre as medidas de prevenção e resposta ao coronavírus. Uma nota do HCM refere que as partes discutiram questões ligadas a biossegurança nas salas de atendimento, gestão das áreas de isolamento e protecção das equipes de saúde nas unidades de terapia intensiva.

O vice-presidente do Hospital da China Ocidental em Sichuan, Liu Lunxu, explicou com a adopção de medidas fortes de prevenção e controlo ajudou na contenção rápida da epidemia na China.

“Julgamos que Moçambique pode aprender com esta experiência daí que achamos pertinente a realização desta formação, para transmitir conhecimentos que possam ajudar os médicos moçambicanos a dar melhor resposta à pandemia”, disse.

O director-geral do HCM, Mouzinho Saíde, disse que o intercâmbio permitiu preparar os técnicos moçambicanos para responder a possíveis casos do Covid-19, cujo número de casos no país continua estacionário.

“Com a China temos relações que duram a bastante tempo e sente-se a sua forte presença nas diversas áreas de prestação de serviços e de especialidade como cirurgia, urologia, medicina tradicional chinesa, anestesia, ginecologia e obstetrícia”, explicou.

- Publicidade-spot_img

Destaques