27.5 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Isaura Nyusi solicita apoio no combate a doenças cancerígenas

+ Recentes

Moçambicano ganha prémio ...

CONJUNTIVITE HEMORRÁGICA:...

À REGIÃO DO GRANDE MAPUTO...

FORNECIMENTO DE BENS E SE...

A Primeira-Dama, Isaura Nyusi, visitou, ontem, o Instituto de Pesquisa de Oncologia de Moscovo, na Rússia, durante a qual pediu o apoio daquele país para a melhoria do diagnóstico e tratamento dos cancros da mama e do colo do útero.

Isaura Nyusi acompanha, desde terça-feira, o Chefe de Estado, que se encontra a realizar uma visita de trabalho na Rússia.

Isaura Nyusi visitou, a instituição, com o intuíto de colher experiências sobre o trabalho de prevenção e combate às doenças cancerígenas naquele país.

A Primeira-Dama disse, que Moçambique já deu passos importantes, para o rastreio e tratamento do cancro, mas reconheceu, que muito há ainda por fazer, com vista a garantir, que, em todo país, tal seja possível.

O tratamento da fertilidade, no país, é outro interesse, que preocupa a esposa do Presidente da República, e para tal, conta-se, igualmente, com o apoio russo.

Uma equipa do Gabinete da Esposa do Presidente da República e do Ministério da Saúde vai trabalhar com o Instituto de Pesquisa de Oncologia de Moscovo, para definir os mecanismos de cooperação e a possibilidade da assinatura de um memorando de entendimento.

O referido Instituto é dotado de tecnologia de ponta para o rastreio e tratamento de vários cancros, podendo eliminar tumores, usando apenas a radioterapia e sem qualquer intervenção cirúrgica.

Esta quinta-feira, a Primeira-dama, Isaura Nyusi, visita um hospital, onde são internados apenas doentes em fase terminal, devido a várias doenças.

- Publicidade-spot_img

Destaques