A CRIAÇÃO de condições básicas para a digitalização do país constitui uma das principais prioridades do Governo moçambicano para o alcance da economia digital em curso no mundo, afirma o ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala.
Falando recentemente em Maputo, na cerimónia de graduação de jovens universitários formados em Transformação Digital no contexto do projecto “Sementes para o Futuro”, organizado pela Huawei Tecnologies Moçambique.
Para o efeito, Magala disse haver clareza de que a digitalização passa necessariamente pela massificação do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nas cidades e nas zonas rurais, como forma de criar soluções tecnológicas para os problemas das comunidades.
“É visão do Governo que o desenvolvimento da capacidade humana em tecnologias de informação e Comunicação não é apenas um activo para as empresas e demais empregadores, mas sim uma condição para transformar Moçambique numa economia digital com todos os beneficios que dai advém”.


