VINTE e um estudantes de diferentes estabelecimentos de ensino foram premiados, recentemente, no Concurso para a busca de talentos das raparigas nas disciplinas de Ciências Naturais e Matemática e nas Olimpíadas do Ensino Secundário.
Trata-se de competições promovidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) com o objectivo de melhorara qualidade da educação e incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico e científico dos alunos.
A entrega dos prémios, compostos por computadores, tablet, telemóveis e medalhas, decorreu na cidade de Maputo em formato híbrido, com vista a permitir a participação de vencedores de todas as províncias do país.
Segundo Ndiça Massinga, Secretária Permanente no MEC, a realização destes concursos desperta o interesse dos jovens pelo conhecimento, promove a excelência académica e ajuda a desenvolver competências essenciais como a resolução de problemas, raciocínio lógico, criatividade e a capacidade de argumentação.
Acrescentou que serve também para a demonstração do potencial ilimitado dos estudantes, que dia após dia mostram que, quando recebem condições necessárias, são capazes de superar desafios, inovar e transformar as suas próprias realidades.
“Aos alunos vencedores saibam que esta vitória não é o fim da jornada, mas sim o início de uma trajectória de excelência. Continuem a trabalhar arduamente e a aproveitar todas as oportunidades que surgirem”, sublinhou.
Massinga referiu que, enquanto se celebra estas conquistas, não se pode ignorar os desafios que o sector da educação enfrenta, principalmente no contexto das mudanças climáticas e dos desastres naturais.
Neste contexto, reiterou o compromisso do Governo em investir na resiliência do sector da educação através da construção de escolas mais seguras, melhoramentodos planos de resposta a desastres e desenvolvimento dealternativas para garantir a continuidade do ensino em situações de emergência.
“Este ano o país foi duramente atingido pelos ciclones que afectaram diversas províncias, destruindo escolas, desalojando alunos e professores e condicionando o ensino em muitas comunidades”, apontou.
Maddie Cipriana, premiada em segundo lugar na categoria de busca de talentos de raparigas, disse que o concurso consistiu na apresentação de um projecto que visa o emponderamento da rapariga e desenvolvimento comunitário, com enfoque para a conservação do meio ambiente.
No entanto, Lyniker Majante que conquistou o terceiro lugar na olimpíada nacional de Ciências Naturais, explicou que nesta categoria foram realizadas avaliações nas disciplinas de Biologia, Química e Física. “Este prémio é muito importante para mim e espero que sirva de fonte de expiração para outros alunos. Inicialmente não imaginava chegar tão longe no concurso, mas consegui tornar-me um dos vencedores”, frisou.


