“Mambas” defrontam Camarões hoje para qualificação ao mundial

0
129

A SELECÇÃO Nacional de Futebol defronta hoje, a partir das 18.00 horas, a sua congénere dos Camarões, na cidade de Doualá, em partida referente à terceira jornada do Grupo “D” de apuramento ao Campeonato do Mundo, agendado para o próximo ano no Qatar. Noutro encontro do grupo, a Costa do Marfim vai jogar com o Malawi, no Benin.

Os “Mambas” chegam ao jogo em último lugar com apenas um ponto fruto do empate sem golos com a Costa do Marfim em Maputo, pelo que vão procurar a primeira vitória perante um adversário que assume a ambição de conquistar o primeiro lugar, única posição que dá acesso à fase seguinte de apuramento.

Os Camarões, por seu turno, estão em segundo lugar com três pontos depois de vencerem o Malawi (2-0) e perderem com a Costa do Marfim (2-1).

A equipa moçambicana cumpriu na tarde de ontem o treino de adaptação ao palco do jogo. A sessão serviu para o seleccionador nacional, Horácio Gonçalves, acertar o esquema táctico a implementar no desafio.

Inesperadamente, o combinado moçambicano sofreu baixas devido a lesões do defesa central Zainadine Jr. e do atacante Witi, a evoluírem no Marítimo e Nacional, respectivamente. O extremo Kamo-Kamo ficou de fora devido a problemas de documentação. Outros ausentes por lesão são os guarda-redes Victor Guambe e César Machava, tendo sido chamado o jovem Kimisson Zavala, da Selecção Sub-20 e que representa a Associação Black Bulls.

Mesmo assim, Horácio Gonçalves anotou que a equipa vai lutar por um resultado satisfatório, sabendo que a tarefa não será fácil porque o adversário é forte. Aliás, em oito jogos, Moçambique só venceu um contra os “Leões indomáveis”.

“Estamos aqui para mais uma luta, para tentar vencer um adversário que é difícil, mas vamos tentar fazer aquilo que é o nosso trabalho ao longo destes quatro meses. Aliás, já estamos a demonstrar que realmente temos um caminho para percorrer e é esse caminho que vamos continuar a fazer independentemente do adversário. A nossa filosofia é essa, ter uma forma de pensar no jogo, construir o futuro, ser mais dominador, ser mais vencedor. É isso que nós pretendemos fazer”, disse o técnico dos “Mambas”.

Após duas jornadas, o Grupo “D” é liderado pela Costa do Marfim com quatro pontos, seguida por Camarões e Malawi, com três pontos cada. Moçambique é último classificado com um ponto.

A qualificação africana para o “Mundial” do Qatar é disputada por 40 selecções, divididas em dez grupos de quatro cada.

Os primeiros classificados desses 10 grupos passam para a última fase, na qual vão se defrontar numa eliminatória de dois jogos. Os cinco vencedores dessas eliminatórias apuram-se para o “Mundial”.

O “Mundial” de Futebol FIFA 2022 disputa-se no Qatar de 21 de Novembro a 18 de Dezembro de 2022.

+ posts

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here