30.5 C
Maputo
Sexta-feira, 29 - Março, 2024

MUNDIAL-2022 ZONA AFRICANA: RD Congo na terceira fase de qualificação

+ Recentes

Negócio de pedra denuncia...

Médicos pedem melhoria da...

SEGUNDO A ORDEM DOS ADVOG...

Páscoa deve promover o am...

A REPÚBLICA Democrática do Congo venceu ontem o Benim (2-0) e assegurou a presença na terceira fase da qualificação africana para o Mundial de 2022.
A selecção congolesa, treinada pelo argentino Hector Cúper, venceu o Grupo J, com 11 pontos, mais um do que o Benim. Tanzania e Madagáscar, que empataram 1-1, terminaram no terceiro e quarto lugares, respectivamente.

Mbokani deu vantagem à RD Congo (10 min), na conversão de uma grande penalidade, enquanto Malango, ao minuto 75, fixou o resultado final.

Os 10 vencedores dos grupos vão disputar as cinco vagas africanas para o Mundial-2022, em “play-offs”, a duas “mãos”, em Março de 2022.

CONFRONTOS PARA CUMPRIR CALENDÁRIO

Os jogos de hoje não terão influência na qualificação à fase seguinte, uma vez que envolvem equipas que mesmo que vençam não atingirão o primeiro lugar.

O Quénia, terceiro classificado do Grupo E, com três pontos, recebe o Ruanda, “lanterna vermelha”, com apenas um ponto, às 15:00 horas. Neste grupo, importar referir que o Mali já garantiu a sua participação na fase seguinte, terminando esta fase como líder, à frente do combinado do Uganda.

Refira-se que na jornada anterior referente a este grupo, o Quénia empatou a um golo frente ao Uganda, fora de portas, e o Mali foi à casa do Ruanda impor uma goleada de 3-0.

Já no Grupo E, onde o Senegal também está qualificado, defrontam-se Namíbia e Togo, terceiro e segundo classificados, com cinco pontos cada, e sem qualquer possibilidade de alcançar os senegaleses, que jogaram ontem frente ao Congo.

Na ronda anterior, a Namíbia empatou no Congo a um golo e o Senegal foi empatar no Togo, também a uma bola.

No princípio da noite de hoje, a Guiné Bissau recebe a sua congénere do Sudão. Este jogo está inserido no Grupo I, no qual o combinado marroquino, na condição de líder destacado, qualificou-se à fase seguinte. A Guiné Bissau entra para este jogo com cinco pontos, mais três que o seu adversário desta noite. Na ronda anterior, o Sudão foi goleado em casa pelo Marrocos por 3-0, enquanto a Guiné Bissau empatava frente à Guiné sem golos.

O Grupo A também vai ter uma partida sem decisão na qualificação à próxima fase de qualificação da zona africana. Às 18:00 horas de hoje, o Níger, terceiro classificado, com quatro pontos, defronta a selecção do Djibouti, último classificado. O Djibouti é até ao momento o pior combinado a disputar a primeira fase de qualificação na zona africana ao Mundial-2022, uma vez que ainda não pontuou.

Na jornada anterior, o Djibouti foi goleado em casa diante da Argélia por quatro bolas sem resposta, numa ronda em que o Níger impôs um empate ao Burquina Faso, na casa deste, a um golo.

- Publicidade-spot_img

Destaques