Home Desporto QUALIFICAÇÃO ...

QUALIFICAÇÃO PARA BAL: Fer. Beira parte para Joanesburgo

576

O FERROVIÁRIO da Beira viaja hoje (quarta-feira) para Joanesburgo (África do Sul), onde a partir de amanhã disputa a qualificação para a Basketball Africa League (BAL), prova que se prolonga até sábado.

Os “locomotivas” de Chiveve estão no Grupo “F” da Divisão Este. Além do Ferroviário da Beira, disputarão o apuramento o Cape Town Tigers, da África do Sul, o Roche Bois Warriors, das Maurícias, e o Matero Magics, da Zâmbia. Ainda hoje a FIBA-África realizará reunião técnica.

Depois de cumprir cerca de uma semana de treinos na cidade de Maputo, onde fez dois jogos de controlo contra Desportivo e um contra Costa do Sol, o Ferroviário da Beira parte hoje em dois grupos: o primeiro segue esta manhã e o segundo de tarde. A equipa realizou o último treino na manhã de ontem, no Pavilhão do Maxaquene, e volta a treinar amanhã de manhã em Joanesburgo, no treino de adaptação.

Esta etapa do torneio está dividida em seis grupos, com duas divisões: Este e Oeste. A Divisão Este é composta pelos grupos “A” (AS Police, do Mali, Boufarik, da Argélia, Prédio Basketball, de Cabo Verde, SLAC, da Guiné-Conacri), “B” (Académie D’or Des Archers, da Burquina Faso, ASPAC, do Benin, AS Nigelec, da Nigéria, e Societe Omnisport de L’armee, da Costa do Marfim), e “C” (CB Mazembe, do Congo Democrático, Forces Armees et Police, de Camarões, Malabo Kings, da Guiné Equatorial, Tondema, da República Centro-Africana, e uma equipa por apurar do Gabão).

Pela Divisão Oeste estão os grupos “D” (ASCUT, de Madagáscar, Cobra Sport, de Sudão do Sul, Hawassa City, da Etiópia, e Ulinzi Warriors, do Quénia), “E” (Bravehearts do Malawi, City Oilers, do Uganda, Kurasini Heats, da Tanzania, e New Stars, do Burundi) e “F” (Ferroviário da Beira, Cape Town City, da África do Sul, Metero Magic, da Zâmbia, e Rochie Bois Warriors, das Maurícias). À excepção do grupo do Ferroviário da Beira (“F”), que disputa o torneio de apuramento entre os dias 21 e 23 de Outubro, os outros cinco jogarão entre os dias 26 e 31 de Outubro, em Conacri (“A” e “B”), Yaoundé (“C”), Dar-es-Salaam (“D” e “E”).

Após a conclusão desta eliminatória serão apurados os dois primeiros classificados de cada grupo, continuando as duas divisões: Este e Oeste. A primeira vai disputar-se entre os dias 16 e 21 de Novembro e a segunda entre os dias 14 e 19 de Dezembro. É a partir destas duas conferências que sairão as seis equipas da BAL, três de cada conferência, às quais se juntarão outras quatro para a chamada “elite 16”. Destas 16 equipas, oito em cada conferência, avançam as primeiras três de cada série, perfazendo as seis necessárias para as 12 da fase final da BAL.

Lembre-se que há seis vagas permanentes (por conta do ranking), neste momento ocupadas pelos campeões de seis federações de Angola, Egipto, Nigéria, Senegal, Tunísia e Ruanda, este último como país anfitrião da edição 2022. O Marrocos estava entre as seis federações da BAL-2021. Para esta temporada o campeão da Liga Marroquina deverá apurar-se através da prova qualificativa da Liga de Basquetebol de África (Road to BAL). A referida equipa juntar-se-á na Elite 16 em Novembro.

William Perry, base que reforçou o Ferroviário da Beira no Torneio de Apuramento, encontra-se lesionado, com um entorse que pode comprometer a sua participação no cinco de Hernandez. Orlando Novela e Ayad Marques já recuperaram. Novela encontrava-se engripado e Marques sofrera um embate no jogo de controlo que a sua equipa efectuou contra o Costa do Sol.

O canadense Jermel Kennedy, que se juntou há semanas, teve uma boa integração na equipa, segundo referiu o técnico espanhol Luiz Hernandez, que segue para a capital económica sul-africana com os seguintes atletas: Armando Baptista, Orlando Novela, Ismael Nurmamad, Ermelindo Novela, Elves Honwana, William Perry, Helton Ubisse, Carlos Jr., Alberto Senda, Ayad Marques, Célio Chirrombe e Jermmel Kennedy.