AMANHÃ EM PRETÓRIA: Troika avalia desempenho das tropas da SADC em Moçambique

0

A TROIKA do órgão para a cooperação nas áreas de política, defesa e segurança da Comunidade de Países de Desenvolvimento da África Austral (SADC) reúne-se amanhã, em Pretória, na África do Sul, para avaliar o desempenho da força em estado de alerta da organização regional, (SAMIM) nos três meses inicialmente previstos e prestes a terminar.

O facto foi tornado público, na manhã de hoje, em Maputo, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, no acto central das celebrações do 29 aniversário da assinatura do Acordo Geral de Paz e do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, que se assinala no país.

Na ocasião, Nyusi reafirmou o empenho do Governo no sentido de tudo continuar a fazer para a defesa da paz “de forma persistente, um dos interesses supremos do Estado moçambicano”.

Desde Julho, que uma ofensiva do exército nacional com o apoio do Ruanda, a que se juntou depois a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), permitiu aumentar a segurança, na província de Cabo Delgado, recuperando várias zonas onde havia presença de terroristas, nomeadamente a vila de Mocímboa da Praia e os distritos de Macomia, Palma, Nangade e Muidumbe, que estavam ocupados pelos terroristas.

+ posts

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.