25.9 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Ângela Leão desmaia e força interrupção do julgamento

+ Recentes

À REGIÃO DO GRANDE MAPUTO...

FORNECIMENTO DE BENS E SE...

BACIAS DO SAVE E ANGOCHE:...

Em construção dezanove mi...

HÉLIO FILIMONE

A RÉ Ângela Leão sentiu-se mal e desmaiou na sessão de ontem na tenda da BO, facto que forçou o tribunal a interromper o julgamento do caso “Dívidas não declaradas” até amanhã. 

Ângela Leão foi de imediato socorrida pelos co-réus e advogados, que a reanimaram, antes da chegada ao local de um técnico de saúde afecto à cadeia para mais cuidados, tendo de seguida sido levada para o hospital na companhia do esposo e também réu Gregório Leão, ex-director-geral do SISE, e sua irmã, Mbanda Henning.

O incidente obrigou o tribunal a reformular o calendário das audiências para quinta-feira, devendo os declarantes com ligações à ré serem ouvidos na segunda quinzena de Dezembro. 

A sessão foi interrompida quando a declarante Italma Pereira era ouvida pelo Ministério Público e já tinha respondido a todas as questões colocadas pelo tribunal, em que confirmou ter feito negócios com a ré Ângela Leão. 

No início da audiência de ontem, a ré Ângela Leão, que se fazia à sessão três semanas depois de ausência e secundada pelo seu advogado, Damião Cumbana, alertou o tribunal para a sua débil situação de saúde. Ângela Leão chegou a repisar que não estava muito bem e que, a continuar assim, segundo ela, poderia morrer antes do término do julgamento. 

O advogado da ré contou ao tribunal as dificuldades por que ela passa na Penitenciária Preventiva da Cidade de Maputo, cuja direcção a impede de contactar o médico ou ir às consultas. 

Esta situação comoveu o juiz Efigénio Baptista, que prometeu ir à cadeia amanhã a fim de se inteirar da veracidade dos factos e encontrar solução. 

“Contudo, vamos exarar um despacho no qual a ré seja conduzida ao hospital sempre que necessário. O objectivo não é humilhar ou massacrar as pessoas. A sua situação de doença é visível”, disse o juiz.

Entretanto, respondendo ao tribunal, a declarante Italma Pereira, directora-geral da Arquitec, disse que a sua empresa cobrou 50 mil dólares a Ângela Leão para intervir na construção e fiscalização do condomínio de 14 casas na cidade de Maputo, pertencentes à ré. Contudo, conforme explicou, o projecto não chegou ao fim porque houve desentendimentos com a empresa M Moçambique Construções, do réu Fabião Mabunda. 

“O pagamento destes trabalhos era feito em numerário por Ângela Leão ou por via de transferência da conta da empresa M Moçambique Construções, por orientação dela. Nunca percebi porque o valor tinha de ser pago pela M Moçambique Construções se esta empresa intervinha nas obras como empreiteiro. Esta situação contribuiu para que a minha empresa desistisse de continuar como fiscal. Tudo isto criou desconforto, visto que o pagamento devia ser feito por ela e por meio de cheque”, disse

Disse ter sido por seu intermediário que as empresas Ikhomo, Mozagro, Mercury e Trifásica prestaram serviços à ré. 

- Publicidade-spot_img

Destaques