27.5 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

AO BM: PR incentiva resposta aos desafios da economia nacional

+ Recentes

Governo pronuncia-se sobr...

Parlamento aprova acordo ...

Moçambicano ganha prémio ...

CONJUNTIVITE HEMORRÁGICA:...

O PRESIDENTE da República destacou os esforços do Banco de Moçambique na modernização das operações financeiras e incentivou-o a continuar a  buscar respostas, com vista a responder, de forma eficaz e tempestiva, aos desafios emergentes da economia nacional.

O facto foi defendido pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, falando ontem, na cidade de Nampula, na cerimónia de inauguração do novo edifício da filial local do Banco Central.

Nyusi defendeu um sistema financeiro estável, sendo que, para o efeito, urge ir ao encontro das expectativas dos agentes económicos e consolidar os níveis de credibilidade económica, facto que exige uma supervisão das instituições financeiras.

“Não devemos permanecer nas zonas de conforto pela aparente estabilidade económica. Torna-se imprescindível avaliar a saúde financeira das instituições, aprofundando os riscos de crédito e de mercado, de liquidez, da taxa de juro, do risco cambial e de riscos operacionais”, disse.

Afirmou que, com a inauguração da filial, o Banco de Moçambique está já em condições de contribuir para a promoção da estabilidade macroeconómica para o sector financeiro ao nível da província e da região norte do país.

Nyusi sublinhou que uma das apostas do seu Governo é a digitalização de pagamentos, incluindo de benefícios sociais, através de meios electrónicos, pois ele entende que isso ajuda a promover a inclusão financeira e igualdade de oportunidades em termos de proximidade desses serviços a todos os moçambicanos.

De acordo com o Chefe do Estado, um sistema financeiro estável, abrangente e resiliente permite criar condições para promover maior competitividade da economia e impulsionar um crescimento económico inclusivo e sustentável. Aliás, indicou que houve uma evolução positiva da cobertura da rede bancária dos distritos, que passou dos 87 distritos (68 por cento) em 2015 para 127 distritos, equivalente a 82 por cento de cobertura em 2021.

Destacou o facto de o Produto Interno Bruto (PIB) ter registado uma subida de 1,18 por cento no primeiro trimestre do ano para 3,37 por cento em igual período deste ano. Trata-se, segundo ele, de uma realidade impulsionada pelo crescimento de todos os sectores, com destaque para o da indústria de extracção mineira e agricultura.

Por seu turno, o governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, referiu que o enorme potencial económico que a província de Nampula apresenta, caracterizado pela constante transformação infra-estrutural e melhoria do ambiente de negócios, já exigia uma presença marcante da sua instituição.

- Publicidade-spot_img

Destaques