Quarta-feira, 28 Janeiro, 2026
Início » Arrancam próximo ano obras da ponte sobre o Licungo e da “Circular” de Mocuba

Arrancam próximo ano obras da ponte sobre o Licungo e da “Circular” de Mocuba

Por Jornal Notícias
552 Visualizações

‎As obras de construção da ponte sobre o rio Licungo e da estrada circular da cidade de Mocuba, na província da Zambézia, deverão arrancar no segundo semestre de 2027, no âmbito do projecto Millennium Challenge Account (MCA).

‎O anúncio foi feito, há momentos, pela directora executiva do MCA, Augusta Maita, durante a reunião de declaração moratória de elegibilidade ao reassentamento, que decorre hoje e amanhã naquela cidade, com a participação de comunidades potencialmente afectadas pelo empreendimento.

‎Segundo Maita, os estudos geotécnicos, de impacto ambiental e social encontram-se em fase conclusiva, criando condições técnicas para o início das obras no próximo ano. A responsável assegurou ainda que o projecto, financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América (EUA), através da Millennium Challenge Corporation (MCC), está definitivamente relançado, depois da suspensão registada no ano passado.

‎A mensagem que trazemos é clara: o projecto está de volta”, afirmou Maita, esclarecendo que a interrupção anterior não resultou da vontade do Governo local ou central, mas sim de decisões dos parceiros de cooperação.

‎Por seu turno, a administradora do distrito de Mocuba, Adelina Tavares, apelou à colaboração das famílias abrangidas pelo projecto, sublinhando que a sua participação responsável é fundamental para não comprometer a implementação do projecto.

‎A governante advertiu igualmente que a nova fase do projecto inibe a realização de novos empreendimentos ao longo do traçado previsto para a circular, de modo a evitar o aumento dos custos de reassentamento, que não poderão ser cobertos pelo projecto, sobretudo para famílias que não constavam dos estudos sociais iniciais.

‎A construção da ponte sobre o Licungo e da “Circular” de Mocuba é considerada estratégica para melhorar a mobilidade urbana, impulsionar a economia local e reforçar a ligação rodoviária entre distritos da região centro da província da Zambézia.

Artigos que também podes gostar