O Banco Mundial acaba de anunciar a um montante de 20 milhões de dólares ao país, no âmbito do Programa Regional de Preparação para Emergências e Acesso à Recuperação Inclusiva (REPAIR).
“O valor visa financiar a resposta imediata à emergência decorrente das chuvas intensas, cheias e inundações registadas no país desde meados de Dezembro de 2025”, indica uma nota de imprensa emitida pelo Ministério das Finanças.
O financiamento vai reforçar a capacidade financeira do Estado para assegurar intervenções imediatas e de carácter prioritário, incluindo a assistência humanitária multissectorial, protecção da saúde pública, o restabelecimento de serviços essenciais e a mitigação dos impactos económicos e sociais associados ao choque climático.
No quadro da operacionalização destes recursos, os fundos serão canalizados para sectores estratégicos, designadamente, o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), Ministério da Saúde (MISAU) e Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH).
As intempéries afectaram com maior severidade as províncias de Gaza, Maputo e Sofala, com extensão a Inhambane e Zambézia, provocando impactos significativos sobre a população, a habitação, as infra-estruturas económicas e sociais, bem como sobre a prestação de serviços públicos essenciais.
672
Artigo anterior


