Sexta-feira, 16 Janeiro, 2026
Início » Chefe do Estado lamenta a morte de Luísa Diogo

Chefe do Estado lamenta a morte de Luísa Diogo

Por Jornal Notícias
568 Visualizações

O PRESIDENTE da República, Daniel Chapo, manifestou o seu profundo pesar pela morte hoje, em Portugal, da antiga Primeira-Ministra de Moçambique Luísa Dias Diogo, vítima de doença.
“Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento da antiga Primeira-Ministra Luísa Dias Diogo. Moçambique perde hoje uma filha ilustre, cuja dedicação à causa pública e ao desenvolvimento do nosso país ficará para sempre na memória de todos nós”, refere o Chefe do Estado em mensagem endereçada à família enlutada.
Chapo destaca que Luísa Dias Diogo exerceu importantes funções governamentais, como ministra das Finanças de 2000 a 2005 e Primeira-Ministra entre 2004 e 2010, um percurso marcado por uma liderança firme e visionária, especialmente na área económica e na promoção da igualdade de género.
“O seu legado ultrapassa as fronteiras de Moçambique. Foi reconhecida como uma das figuras femininas mais influentes do mundo pela revista Forbes e incluída entre as 100 personalidades mais influentes pela Times Magazine, fruto do seu papel decisivo na economia, na liderança e na defesa da igualdade de género, actuando também em importantes painéis da Organização das Nações Unidas”, lê-se na reacção do Chefe do Estado.
Luísa Dias Diogo, 67 anos de idade, economista , política e membro do partido Frelimo, nasceu no distrito de Mágoe, província de Tete, a 11 de Abril de 1958.
Ingressou no Ministério das Finanças em 1980, como técnica do Departamento dos sectores da Económicos e de Investimentos, tendo assumido diversas funções.

Artigos que também podes gostar