Mais de 600 hectares de culturas são dados como perdidos, no distrito de Sussendenga, na província de Manica, devido ao transbordo dos rios Mussapa, Lucite e outros cursos de água, que inundaram campos agrícolas.
A governadora de Manica, Francisca Tomás, que esta segunda-feira, efectuou uma visita de monitoria às áreas afectadas, no Posto Administrativo de Dombe, fez a entrega de duzentas toneladas de sementes de milho para a segunda época agrícola.
A dirigente apelou aos camponeses a abandonarem as zonas baixas para evitar perdas, dada a previsão de continuação de queda de chuva.
Já no distrito de Caia, província de Sofala, a chuva destruiu mais de duzentas habitações e algumas infra-estruturas públicas e privadas.
A administradora do distrito de Caia, Nádia Ucama, disse em entrevista telefónica à Rádio Moçambique que a situação afectou perto de quatrocentas famílias.
O governo local e parceiros disponibilizaram tendas e produtos alimentares para que as famílias possam se reerguer depois das enxurradas.
Foto: Arquivo


