19.2 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

CICLONE GOMBE: Sobe para 53 o número de mortos em Nampula

+ Recentes

Troço Montepuez-Mueda int...

Brigadista assassinado na...

Ponte de Baltimore colaps...

Prevalece chuva forte e t...

O NÚMERO de mortos provocados pelo ciclone tropical Gombe em Nampula subiu para 53, segundo informações partilhadas ontem à noite pelo Secretário de Estado na província, Mety Gondola.

Trinta e um óbitos foram confirmados ontem no posto administrativo de Lunga, no distrito de Mossuril, uma região que ainda continua isolada do resto da província, devido à destruição das vias de acesso.

Mety Gondola, que ontem conseguiu chegar a Lunga, via marítima, descreveu a situação como sendo dramática, acrescentando que as autoridades locais estão a trabalhar para apurar o número definitivo de vítimas.

“Infelizmente, fomos colhidos pela informação que dá conta que 31 óbitos foram registados aqui (Lunga). Já foi feita a identificação de 20 óbitos, faltando os restantes 11”, referiu Gondola.

O governante afirmou que as famílias que perderam os seus entes queridos estão desestruturadas.

As autoridades governamentais acreditam que o número de vítimas mortais possa ser ainda maior, uma vez que prosseguem operações de resgate e levantamento dos prejuízos causados pelo fenómeno natural, particularmente nos distritos mais fustigados, nomeadamente Mogincual, Ilha de Moçambique, Monapo e Mossuril.

Segundo o delegado do INGD, o número de pessoas afectadas situava-se ontem em 400.175, o correspondente a 77.279 famílias, enquanto o de casas destruídas parcial ou totalmente era de 74.952, enquanto 2137 estavam submersas.

O mesmo relatório indicava a destruição de 41 unidades sanitárias, 691 salas de aula de 301 escolas de diferentes níveis de ensino, afectando 75.607 alunos e 1221 professores. Reportava-se ainda o derrube de 2714 postes de transporte de energia e 10 postos de transformação.

Há ainda a indicação de destruição de cinco pontes e igual número de estradas afectadas, totalizando uma extensão de 707 quilómetros. No sector de águas, foram destruídos 12 pequenos sistemas de abastecimento, enquanto nas pescas há registo de 102 embarcações e 23 artes de pesca.

A província de Nampula conta actualmente com 26 centros de trânsito, onde estão acomodadas 14.843 pessoas afectadas pelo ciclone, que fustigou também de forma severa a vizinha Zambézia, onde se reporta a destruição de estradas e pontes.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques