A cidade de Maputo iniciou esta terça-feira uma reflexão sobre os desafios urbanos, com a abertura das primeiras jornadas científicas municipais, visando aproximar o conhecimento académico das decisões públicas para melhorar as condições de vida dos munícipes.
Falando na abertura do evento, o presidente do Conselho Municipal, Rasaque Manhique, defendeu maior aproveitamento da investigação científica produzida por moçambicanos, como base para o aperfeiçoamento da governação local. Segundo afirmou, a construção de soluções urbanas sustentáveis exige diálogo permanente entre a academia, sociedade e o poder local.
As jornadas reúnem munícipes, académicos e especialistas para debater temas como ordenamento territorial, infra-estruturas, mobilidade urbana, digitalização dos serviços e inclusão social.
A iniciativa inclui a apresentação de comunicações científicas e a atribuição de prémios que visam incentivar boas práticas e inovação na gestão municipal, com a expectativa de que as recomendações resultantes contribuam para cidades mais organizadas, inclusivas e orientadas para o bem-estar da população.


