Sexta-feira, 20 Fevereiro, 2026
Início » Cientistas descobrem forma de preservar dados por 10 mil anos

Cientistas descobrem forma de preservar dados por 10 mil anos

Por Jornal Notícias
537 Visualizações

Os cientistas da Microsoft, em Cambridge, no Reino Unido, afirmam ter encontrado uma forma de arquivar dados mais importantes da humanidade num pedaço de vidro, capaz de durar mais de 10 000 anos, através da gravação a laser em vidro.
De acordo com os especialistas, a descoberta vai usar um laser especial, capaz de transformar dados, sob a forma de bits, em grupos de símbolos, que são depois codificados como pequenas deformações, conhecidas como vóxeis, no interior de uma peça de vidro, que podem ser lidos fazendo deslizar o vidro sob um microscópio automatizado equipado com uma câmara.
O laser dispara a 10 MHz (10 milhões de impulsos por segundo) e cada impulso escreve um vóxel, pelo que os dados são gravados à taxa máxima de repetição do laser.
Ao ajustar a profundidade de focagem, o laser consegue escrever em centenas de camadas distintas ao longo dos 2 milímetros de espessura do vidro.
Numa peça de vidro com 2 milímetros de profundidade, é possível armazenar 4,84 terabytes de dados, o equivalente a cerca de dois milhões de livros.
Conhecido como Project Silica, o trabalho foi apresentado na revista Nature. (Euronews)

Artigos que também podes gostar