Sábado, 29 Novembro, 2025
Início » Cinema e memória das independências em debate

Cinema e memória das independências em debate

Por Jornal Notícias
619 Visualizações

Maputo acolhe, entre 27 e 31 de Outubro, a terceira edição dos Encontros do Património Audiovisual, iniciativa que promove a reflexão em torno da memória cinematográfica dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Com o tema “O Cinema e as Independências dos PALOP”, o encontro propõe-se a revisitar o ambiente pré e pós-independência através de exposições, mostras de cinema, visitas guiadas, lançamento de livros, debates e workshops com investigadores nacionais e estrangeiros.
O evento, organizado pela Associação dos Amigos do Museu do Cinema em Moçambique irá decorrer no Cine-Teatro Scala, Centro Cultural Franco-Moçambicano e Centro Cultural Português.
Entre os destaques da programação estão as apresentações de livros das investigadoras portuguesas Raquel Schefer, Maria do Carmo Piçarra e Rosa Cabecinhas, e da brasileira Michelle Sales, além de workshops orientados pela cineasta Mila Turajlić (Sérvia/França) e pela brasileira Rosana Miziara.
Pesquisadores de Moçambique, Portugal, Brasil, Alemanha e Estados Unidos também vão participar com artigos e comunicações.
As mesas redondas, com figuras como o guineense Sana na N’Hada, o cabo-verdiano Leão Lopes e o angolano Ery Claver, abordarão temas como “O Papel do Audiovisual nas Independências dos PALOP”; “Acervos e Projectos de Digitalização”, que discute o arquivo como produto político; e “Modos de (Re)Ver Moçambique, Objecto Fílmico e Activismo Cultural”, com investigadoras portuguesas.
Um dos debates mais aguardados é sobre “O poder do cinema na propaganda política: uma análise de Kuxa Kanema e Noticiários, Moçambique e Cuba”, que contará com especialistas de Cuba, França, Portugal e Brasil, além de testemunhos de cineastas e pesquisadores moçambicanos.

O ciclo de debates encerra com a mesa “Cinema, História e Ensino”, que reúne nomes como Michelle Sales (UNICAMP – Brasil), Paulo Cunha (UBI – Portugal) e Inês Godinho (Lusófona – Portugal).

Leia mais…

Artigos que também podes gostar